DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DANÇA DE RODAS DE SÃO GONÇALO E A AMBURANA DO ALTO TOMARAM CONTA DO PRIMEIRO DIA DA FESTA DO BODE EM CHORROCHO-BA



Redação chorrochoemfoco.
A 4ª Expo-Feria do bode que aconteceu nos dias 15,16 e 17 de Novembro no último final de semana em Chorrocho-ba, trouxe para os agricultores e criadores de caprinos e ovinos de nossa região, dicas importantes e muita informação sobre a caprinocultura, alem de muito entretenimento.

No primeiro dia do evento foi apresentada a parte cultura, onde foi realizada a tradicional dança de são Gonçalo com é mais conhecida em nossa região. São Gonçalo é um santo português com culto permitido pelo papa Júlio III em 24 de abril de 1551. Nascido em Tagilde no ano de 1187, estudou rudimentos com um devoto sacerdote. No Brasil, atualmente não há dia determinado; aliás, não fazem mais festas, romarias para o santo, somente oferecem-lhe uma dança e reza cerimônia que ocorre sempre que alguém lhe tenha feito promessa e alcançado uma graça.Um fator importante que chamou atenção  durante a dança de são Gonçalo, foi a presença de crianças e jovens participando das rodas. Isso significa, que essa tradição cultural esta sendo valorizada e seguida por filhos, sobrinho e netos dos dançadores de são Gonçalo em Chorrochó.
Alem das rodas de São Gonçalo, houve a abertura da das barracas com a culinária do bode e bebidas típicas. Onde uma das bebidas que chamou atenção, foi à: cachaça e licor artesanal “Amburana do Alto” produzida na fazenda de Paulo de Baião em Chorrocho. A barraca foi organizada por sua família e a gerente era Paula Simone(Paulinha de Paulo). Houve degustação da cachaça, onde muitos ficarem impressionado com sabor do licor e da pinga, muitos não perderam tempo e cuidaram de garantir sua garrafa da famosa “Amburana do Alto”, Paulinha com seu jeito inovador, ainda, pois a disposição dos visitantes a venda de bebidas com cartão de credito.

Aguardem mais informações do segundo dia da 4ª expo-feia do bode em Chorrocho com mais imagens novidades, inclusive entrevistas, entrega de palmas, assinatura de projetos, palestras entre outras informações.
Fonte das Imagens Eloy Netto

Nenhum comentário:

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS